Instituição Academicamente Adscrita à Universidade Fernando Pessoa
Centro de Estudos Avançados em Ciências da Saúde

Medicina Integrativa

A Medicina Integrativa tem por finalidade um restabelecimento orientado da saúde, com o objectivo de cuidar dos três aspectos fundamentais do ser humano, o aspecto físico, o aspecto psíquico e o aspecto energético, os quais devem interagir em sinergia, de forma a manter um bom estado de equilíbrio, e acentuando o seu posicionamento para alcançar este fim, na sua centralidade dentro da relação médico - paciente e olhando este como um parceiro activo que tem responsabilidade pessoal pela sua saúde. Porá ainda em evidência a prevenção e a manutenção da mesma, dando particular atenção ao estilo de vida, indo desde o aspecto nutricional, actividade física, gestão do stress até ao bem-estar emocional.


A Medicina Integrativa deverá pois, apoiar-se nos métodos menos invasivos, menos tóxicos e também menos dispendiosos para conseguir facilitar a manutenção de uma boa saúde, integrando todos os meios de tratamento, acentuando as suas afinidades terapêuticas e usando toda a terapia apropriada, seja ela convencional ou não - convencional.


As suas recomendações irão seguramente ao encontro do indivíduo, tendo em conta a compreensão das suas componentes físicas, energéticas, emocionais, psicológicas e espirituais e incluindo também os aspectos do seu estilo de vida.


Hoje em dia, a cultura dos cuidados de saúde está a mudar, tendendo a adoptar uma filosofia assentando na incorporação dos conceitos de saúde e de cura no modelo médico, e a integração das modalidades terapêuticas não tradicionais dotará esta meta de maiores sucessos.


Lembrando aqui Hipócrates para quem a tarefa do médico era curar ocasionalmente, remediar muitas vezes e apoiar sempre. Também a Medicina Integrativa acredita que o restabelecimento é sempre possível mesmo quando a cura o não é.


Copyright © 2010 OMI. Todos os direitos reservados.
powered by Bomsite.com @ 2010
Home | Contactos