Instituição Academicamente Adscrita à Universidade Fernando Pessoa
Centro de Estudos Avançados em Ciências da Saúde

Nota de Abertura

A medicina constituiu-se como profissão a partir do momento em que construiu uma prática segura e sustentada como ciência experimental assente nos critérios do método científico e numa tecnologia.

E, neste complexo processo assumir os "nossos" limites leva à necessidade de (re)conhecer outras práticas de tratamento, sendo cada vez mais os que aceitam novas abordagens no campo médico. Pretendemos pois que haja uma só medicina com vertentes não opostas entre si, mas complementares.

O nosso objectivo na presente abordagem pretende que o aspecto fulcral resida na qualidade da relação médico-paciente possibilitando e reforçando a humanização do exercício da medicina, lembrando sempre que o personagem mais importante na vida do médico é o paciente.

Resgatar a confiança mútua pela melhor qualidade da relação médico-paciente significa restabelecer a dimensão moral do acto médico, pois é através da peculiaridade dessa relação que a medicina se define não apenas como ciência, mas também como arte e humanismo.

É este o desiderato do Observatório de Medicina Integrativa - Centro de Estudos Avançados em Ciências da Saúde, Instituição Academicamente Adscrita à Universidade Fernando Pessoa.


Ângelo Lucas
Presidente do Observatório de Medicina Integrativa
Professor Associado Convidado da Universidade Fernando Pessoa

Copyright © 2010 OMI. Todos os direitos reservados.
powered by Bomsite.com @ 2010
Home | Contactos